Frente fria causa temporais e anuncia onda de frio intenso no Paraná

Entre a noite de domingo (22) e a manhã desta segunda-feira (23), uma frente fria provocou temporais e fortes rajadas de vento em diversas regiões do Paraná, com registros superiores a 93 km/h. A chuva intensa acumulou mais de 70 mm em algumas localidades, como Cruzeiro do Iguaçu e Laranjeiras do Sul. Segundo o Simepar, os ventos mais fortes ocorreram durante a madrugada e a frente fria segue influenciando o tempo com pancadas de chuva e instabilidades que avançam para o Norte Pioneiro e outras regiões do estado.

Com a passagem da frente fria, uma massa de ar polar começa a atuar no Paraná, provocando uma queda acentuada nas temperaturas. A expectativa é que os termômetros marquem 0°C ainda na noite de segunda-feira, com sensação térmica negativa em cidades do Sudoeste e Centro-Sul, como Palmas e Guarapuava. Há possibilidade até de chuva congelada, fenômeno diferente da neve, causada por flocos parcialmente derretidos que atingem o solo congelados. As temperaturas mínimas previstas serão as mais baixas de 2025 até agora.

Na terça-feira, o frio se intensifica com previsão de temperaturas negativas em várias regiões e formação de geada. O destaque vai para o Centro-Sul e Sudoeste, onde os termômetros podem chegar a -4°C e a sensação térmica a -6°C. Além da geada branca, há chance de geada negra, mais agressiva às plantações, causada pelo congelamento interno das plantas em condições de vento e baixa umidade. Na quarta-feira, o frio persiste, com geadas fortes previstas em municípios como São Mateus do Sul, Palmas, Cascavel e Pato Branco.