Fundador do Hospital Paraná, Minao Okawa, morre em Maringá

O médico Minao Okawa, um dos fundadores do Hospital Paraná, morreu nesta terça-feira, 19, em Maringá, aos 78 anos, vítima de um câncer. Filho caçula de nove irmãos, nasceu em Cafelândia (SP) e mudou-se para Curitiba para cursar medicina. Formou-se pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1968, e fez mestrado (1991) e doutorado (2002) em Clínica Cirúrgica pela mesma instituição.

Okawa mudou-se para Maringá no início da década de 1970. Foi professor adjunto na disciplina de Gastroenterologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde recebeu inúmeras homenagens e foi patrono de várias turmas de medicina.

Pioneiro nas áreas de gastroenterologia, endoscopia e cirurgia digestiva, com foco no tratamento do câncer gástrico, Okawa cuidou de milhares de pacientes. Recebeu o Título de Cidadão Benemérito de Maringá, em 1993, e de Cidadão Honorário do Paraná em 2009.

No Hospital Paraná, além de fundador, era superintendente e membro efetivo do Corpo Clínico. Foi membro-fundador da Unimed Maringá, onde fez parte do Conselho Técnico e do Conselho Administrativo, e presidente da Sociedade Médica de Maringá (SMM), na gestão 2014-2017.

Além disso, foi conselheiro da Delegacia Seccional de Maringá, delegado Suplente do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), presidente do Capítulo Paranaense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed) e presidente do Capítulo Norte do Paraná do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Minao Okawa também foi destaque em Prática Médica pela Associação Médica do Paraná (AMP) em 2006, e era membro Titular da Academia Paranaense de Medicina (APM)

Viúvo de Lie Otsuki Okawa, Minao é pai de Luciano Okawa, médico da mesma especialidade, e Marcelo Okawa, engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e deixa quatro netos.

Diversas entidades médicas lamentaram a morte do médico nesta terça-feira, 19. Entre elas, a Sociedade Médica de Maringá, que se manifestou por meio de nota: “A classe médica perdeu hoje um grande médico, professor e ser humano. À família e amigos as nossas condolências”. Também se manifestaram o Conselho Regional de Medicina do Paraná, Academia Paranaense de Medicina e a Associação Médica do Paraná.

Nas redes sociais, o sobrinho do médico, Rogério Okawa, também lamentou a morte do tio: “Uma vida de trabalho, de sonhos realizados e de amor a medicina . Sentirei sua falta, tio, das conversas, conselhos, de suas histórias. Seu legado permanecerá naqueles que te conheceram e conviveram com você”.

O velório do médico Minao Okawa será nesta quarta-feira, 20, a partir das 10h, no Salão Nobre do Prever Central, na Rua Ver. Primo Monteschio, 250. O sepultamento será às 16h, no Cemitério Municipal de Maringá.

GMC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *