Governo abre inscrições para programa que transforma pesquisas em negócios
Pesquisadores do Paraná com ideias inovadoras podem se inscrever até 25 de abril na nova edição do programa Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), uma iniciativa do Governo do Estado que transforma o resultado de pesquisas acadêmicas em produtos, serviços e novos negócios. São 150 vagas destinadas para professores, estudantes e profissionais ligados às instituições de ensino superior e centros de pesquisa do Paraná. Na próxima segunda-feira (7), haverá um evento online para esclarecer dúvidas dos pesquisadores interessados.
Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com apoio da Fundação Araucária, o programa destina, a cada ano, R$ 2 milhões para impulsionar e tirar do papel até dez projetos com potencial comercial. Neste ano, além dos pesquisadores, empreendedores que atuam em startups também poderão participar da primeira fase do programa. Esses empresários terão acesso a outras ações de qualificação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).
O objetivo do Prime é apoiar titulares de patentes no processo de transformação das invenções em produtos comerciais, seja pela idealização de startups, licenciamento tecnológico ou acordos de transferência de tecnologia. O intuito é colocar a ciência paranaense a serviço do desenvolvimento socioeconômico e assegurar que as inovações científicas alcancem efetivamente o mercado.
Serviço:
Inscrições: até 25 de abril – Edital AQUI
Evento online tira-dúvidas: 7 de abril – AQUI
Inscrições homologadas: 29 de abril
1ª etapa: 7 de maio a 6 de agosto
2ª etapa: 13 de agosto a 10 de setembro
3ª etapa: 17 de setembro a 8 de outubro