Governo do Paraná investe R$ 1,14 bilhão em pequenos municípios

Cerca de 70% dos municípios do Paraná têm até 15 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E para melhorar a qualidade de vida nesses pequenos municípios, o Governo do Estado investiu, desde 2019, R$ 1,14 bilhão em obras de infraestrutura, aquisições de equipamentos, bens e serviços. Os recursos são da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), que mantém convênios com as prefeituras.

São 2.688 ações exclusivamente nestes municípios, de um total de 4.600 implementadas pela gestão em todo o Paraná via SEDU. “Uma das grandes ações do Governo é não deixar ninguém de lado. Damos atenção a todos os municípios, olhando a partir de suas particularidades, para que as populações tenham os mesmos ganhos em padrão de vida, seja em grandes ou pequenos municípios. Estamos de olho num crescimento homogêneo”, enfatiza o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Os recursos são liberados pela SEDU por meio do Programa de Transferência Voluntária ou via operações de crédito pelo Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM) e com contrapartidas municipais. “As demandas são trazidas pelos prefeitos, de acordo com as necessidades das suas populações, e esse encaminhamento passa por análise técnica. Temos uma preocupação muito grande com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o foco é transformar a vida das pessoas com obras de qualidade e melhorias na mobilidade, educação, saúde, além de incrementar as economias locais com a geração de emprego e estímulo aos empreendedores”, complementa o secretário Augustinho Zucchi.

Foto: Prefeitura de Inácio Martins