HU de Ponta Grossa passa a ser exclusivo para pacientes da Covid-19
O Hospital Universitário (HU) de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, passou a atender exclusivamente pacientes da Covid-19 e de hemorragia digestiva a partir das 21h de segunda-feira (28), de acordo com a Universidade Estadual da cidade (UEPG).
Com a medida, os leitos de UTI e enfermaria do atendimento geral do hospital serão redirecionados para os pacientes de Covid-19, com suspeita ou confirmação da doença.
A mudança será feita gradativamente, de acordo com a liberação das vagas após altas e transferências de pacientes do setor, de acordo com a UEPG.
Conforme documento, a medida tem validade até 12 de janeiro.
A UEPG afirmou que a capacidade do HU deve ser ampliada dos atuais 78 leitos de Covid-19 para 108 nos próximos dias.
Dos 30 novos leitos, 20 devem ser de enfermaria e 10 de UTI.
A expectativa, ainda segundo o hospital, é que o HU possa ter ampliação para 138 leitos exclusivos de Covid-19 no total ao fim da transição.
A decisão, segundo a universidade, foi tomada em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) diante da alta no número de casos confirmados do novo coronavírus na região.
Nesta terça-feira (29), a ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para a doença é de 87% na macrorregião leste, conforme informações da Sesa.
No HU, os leitos de UTI para a doença estão lotados, com 100% da ocupação, conforme informações da universidade.
G1 Paraná