Ibiporã é o primeiro município do Paraná a aderir ao Pacto pela Inovação

Ibiporã é o primeiro município do Paraná a aderir ao Pacto pela Inovação, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital. O acordo foi formalizado nesta sexta-feira (18), no Centro Tecnológico de Ibiporã, em uma ação da Semana Estadual da Inovação.

A assinatura do pacto foi firmada pelo secretário da Inovação, Alex Canziani, o prefeito de Ibiporã, Zé Maria.

O pacto visa envolver os 399 municípios paranaenses em ações de incentivo à inovação, promovendo o desenvolvimento tecnológico e a disseminação de uma cultura inovadora em todo o Estado.

Entre as ações está a jornada da inovação, que auxilia municípios com menores índices de desenvolvimento a seguir um passo a passo para avançar no conceito de cidade inteligente como, por exemplo, instituir fundo e conselho de ciência, tecnologia e inovação, e iniciativas voltadas para a educação tecnológica e qualificação de jovens em áreas como programação, robótica e informática.

Segundo Canziani, a proposta do pacto é garantir que todos os municípios, independentemente de seu tamanho, possam seguir uma jornada de inovação.

O Paraná virou referência global em inovação. O Estado lidera pelo segundo ano seguido o ranking de mais inovador e sustentável do Brasil, segundo a consultoria Bright Cities.

Já a capital Curitiba foi eleita, em 2023, a cidade mais inteligente do mundo no World Smart City Awards, concedido pela Fira Barcelona. Além disso, Assaí, no Norte Pioneiro, de apenas 13 mil habitantes, foi escolhida como uma das sete comunidades mais inteligentes do planeta, junto com a capital paranaense, pelo ranking Smart21 do Fórum de Comunidades Inteligentes do Canadá (IFC).