Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual

Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual – foto: Instituto de Educação do Paraná/SEED

O Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto completa 145 anos de história nesta segunda-feira, 12 de abril. Para celebrar a data, as 11 turmas de Formação de Docentes da instituição promovem a exposição virtual “145 anos: Histórias, momentos e sonhos”, que reúne memórias da escola.

Durante esta semana, até sexta-feira (16), serão postados diariamente, no Instagram do curso de Formação de Docentes do colégio, imagens, vídeos, textos e áudios que contam história do instituto. Todo o material é parte de uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes e passou por uma curadoria dos professores

Para criar a exposição multimídia, os estudantes pesquisaram materiais e fizeram entrevistas sobre temas como personalidades que passaram pela instituição, assim como Helena Kolody e Erasmo Pilotto; professores e funcionários mais antigos, educação inclusiva, publicações científicas que abordam o colégio, a arquitetura da instituição, uniformes e curiosidades.

A turma do estudante Vinicius Luiz Felix (18), do 4º ano de Formação de Docentes, pesquisou sobre a Educação Especial, modalidade de ensino na qual o Instituto é referência. Para desenvolver o trabalho os alunos fizeram entrevistas com professores e ex-alunos.

“No Instituto de Educação, a inclusão é permanente; é algo que a escola sempre lutou para que acontecesse. E nada mais justo que a gente possa ressaltar isso”, diz Vinicius. “Como futuros professores, nós entendemos a importância da inclusão. Nossa sociedade precisa aprender mais sobre Libras, senão vamos continuar vivendo em um mundo de preconceitos”, comenta.

INSTITUTO – Criado em 12 de abril de 1876, com o nome Escola Normal, o Instituto de Educação Erasmo Pilotto tem hoje 1,4 mil alunos, que cursam Formação de Docente, Ensino Médio regular e Ensino Fundamental integral. Está localizado no atual prédio (o Palácio da Instrução, na Rua Emiliano Perneta) desde 1922.

Ganhou o nome de Erasmo Pilotto em 1992, em homenagem ao professor que lecionou na instituição. Além dele, outra figura de destaque que já passou pelo Instituto foi a poetisa paranaense Helena Kolody, que trabalhou na escola como professora durante 23 anos.

Com informações da AEN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *