Laboratório da UTFPR recebe habilitação para testes da covid-19

O Laboratório de Análises Biológicas e Biologia Molecular do Câmpus Dois Vizinhos (BioMol) recebeu na segunda-feira (18) a declaração de habilitação para os testes de RT-PCR, que detectam o vírus SARS-CoV-2. A unidade é a primeira da UTFPR e a segunda do Sudoeste paranaense estruturado para a o diagnóstico rápido da Covid-19.

O credenciamento, realizado pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), inclui a unidade no Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública do Paraná. Para a habilitação, o Lacen analisou a documentação e as amostras enviadas pelo BioMol. Todas as amostras encaminhadas tiveram concordância integral do laboratório central.

O Laboratório de Análises Biológicas e Biologia Molecular, inaugurado em novembro, foi articulado pelo Câmpus Dois Vizinhos junto a entidades parceiras – Rotary Internacional e Prefeitura Municipal de Dois Vizinhos. Ao todo, a unidade contou com investimento de R$ 700 mil.

A estrutura de aproximadamente 130 m² foi construída em conformidade com os requisitos para aderir ao nível de biossegurança 2, que envolve risco moderado, incluindo a construção de uma cabine de segurança biológica. Os testes para diagnóstico rápido da Covid-19 são realizados desde o mês de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *