Luís Roberto Barroso acompanha as eleições americanas

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, está nos Estados Unidos como observador convidado para acompanhar as eleições americanas. “O clima é tenso e agressivo em Washington. Lojas e instituições colocando tapumes por temer violência e saques”, disse Barroso à EXAME, sobre o que viu na capital americana.

“Já havia acompanhado outras eleições, como cidadão, em períodos em que morei nos Estados Unidos, estudando ou trabalhando. Agora, vim como observador convidado, por ser presidente do TSE”, disse Barroso, que é ministro do Supremo Tribunal Federal e desde maio preside o órgão da Justiça eleitoral.

Na tarde de segunda-feira, 2 de novembro, o presidente do TSE se reuniu com membros da comissão da Organização dos Estados Americanos, que serão observadores das eleições brasileiras, em 15 de novembro.

Barroso também participou de um debate online organizado pelo Brazil Institute, do think tank Wilson Center, com o ex-embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, no qual ele comparou as eleições nos Estados Unidos e no Brasil.

“As eleições nos Estados Unidos estão tão polarizadas como no Brasil em 2018”, disse Barroso. “Estarei prestando atenção em dois vírus que temos em comum: a pandemia de covid-19 e a transmissão de notícias falsas e desinformação pelas redes sociais”, disse o presidente do TSE.

Exame/(Foto/Wikimedia Commons)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *