Maior integração dos TCs do Sul é debatida, em Curitiba
Uma maior integração entre os Tribunais de Contas da Região Sul foi o principal tema de encontro entre os conselheiros Fernando Guimarães, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); Marcos Peixoto, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS); e Wilson Rogério Wan-Dall, supervisor da Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). A reunião foi realizada nesta terça-feira (6 de fevereiro), na sede da Corte de Contas paranaense, em Curitiba.
A proposta surgiu por iniciativa do conselheiro Peixoto, recém-empossado na presidência do Tribunal gaúcho. A intenção é programar reuniões periódicas em cidades dos três estados do Sul para que os TCs discutam boas práticas e um planejamento em conjunto, diante das demandas que sejam de interesse comum.
Na ocasião, o presidente do TCE-PR apresentou a política de incentivo ao Controle Social implementada pela gestão, que visa agregar setores da sociedade para atuarem na fiscalização das contas públicas, bem como o projeto que utiliza inteligência artificial (IA) para responder aos questionamentos dos jurisdicionados, que está sendo implantado no site do Tribunal.
Avia
Ambos os conselheiros visitantes participaram de uma reunião com Ricardo Alpendre, coordenador de Atendimento ao Jurisdicionado e de Controle Social (CACS) do TCE-PR, quando conheceram detalhes da implantação do sistema Avia (Atendimento Virtual por Inteligência Artificial). A ferramenta tem como principal objetivo atender aos jurisdicionados com maior eficiência e rapidez por meio de uma plataforma interativa.
“É muito importante conhecer as iniciativas de cada Tribunal para assimilarmos as boas práticas. O controle social, sem dúvida, nos chamou a atenção, inclusive pelo entusiasmo passado pelo presidente Fernando Guimarães”, ressaltou o conselheiro do TCE-SC Wilson Wan-Dall.
Autor: Diretoria de Comunicação Social
Fonte: TCE/PR