Marcio Nunes anuncia que Paraná terá mais 100 novos parques urbanos

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e o Instituto Água e Terra (IAT) irão construir mais 100 parques urbanos em parceria com os municípios do estado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (28/10) pelo secretário Marcio Nunes, em entrevista a emissoras de rádio no Oeste do estado, onde cumpriu agenda.

As novas unidades vão se somar aos 46 projetos que já estão sendo executados, “dentro do maior programa de parques urbanos do país”, disse.

O programa criado por Nunes na gestão Ratinho Junior incentiva a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas, garantindo a preservação da água e do solo e evitando o surgimento de lixões.

Uma das características comuns às áreas de Fundo de Vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP).

Além da conservação ambiental, esses novos espaços se transformam em áreas de lazer e prática desportiva para a população, transformando-se ainda em potenciais turísticos para os municípios.

Os projetos já em andamento são nos municípios de Umuarama, Campo Mourão, Sapopema, Juranda, Alto Paraíso, Andirá, Araruna, Boa V. de São Roque, Brasilândia do Sul, Cruzeiro do Iguaçu, Formosa do Oeste, Jardim Olinda, Jussara, Kaloré, Laranjal, Mangueirinha, Maria Helena, Marilena, Maringá, Marumbi, Nova Olímpia e Perobal.

E mais: Primeiro de Maio, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, São João, São Tomé, Tapejara, São João do Ivaí, Moreira Sales, Ventania, Cidade Gaúcha, Corumbataí do Sul, Itaguajé, Pitanga, Janiópolis, Campina da Lagoa, Diamante do Norte, Guaíra, Nova Londrina, Terra Rica, Rondon, Altônia, Cruzeiro do Oeste, Ampere e Quatro Barras.