Maringá anuncia aplicação da quarta dose da vacina de Covid-19

Maringá será um dos primeiros municípios do Paraná a iniciar a aplicação da quarta dose da vacina de Covid-19. A segunda dose de reforço começa na próxima segunda-feira (10) na cidade do Norte do estado.

Conforme diretriz do Ministério da Saúde, a quarta dose será para pacientes imunossuprimidos, pessoas que têm a defesa do organismo comprometida contra ação de vírus, bactérias e outros agentes invasores. Se enquadram como imunossuprimidos pacientes em quimioterapia para tratamento de câncer, transplantados de órgãos sólidos e de células-tronco, pacientes que fazem uso de drogas imunossupressoas, além de pessoas com HIV.

“Para tomar a quarta dose, é necessário respeitar o intervalo de quatro meses. A imunização tem previsão de início para a próxima segunda-feira (10), quando deverá chegar um novo lote de vacinas Pfizer na rede municipal de saúde”, informa a prefeitura de Maringá em nota.

O Ministério da Saúde emitiu no fim de dezembro nota técnica permitindo a aplicação da quarta dose em pacientes imunossuprimidos. O reforço está autorizado para pessoas com mais de 18 anos que se enquadrem no perfil de imunossuprimido. Para aplicação da quarta dose no Brasil está autorizada preferencialmente a vacina da Pfizer. Já as vacinas da Janssen e da Astrazeneca estão autorizadas de maneira alternativa, caso necessário.

Imagem: reprodução