Michele Caputo destaca liderança da UEM em ranking internacional

O deputado Michele Caputo (PSDB) destacou nesta quinta-feira, 26, a liderança da UEM como melhor universidade estadual do Paraná, conforme ranking da Latin America University que avaliou o desempenho de 418 escolas do ensino superior na América Latina. “A UEM é uma universidade de excelência, tem uma atuação de ponta na formação de novos profissionais em diversas áreas e também nas pesquisas desenvolvidas e nos projetos de extensão. É um patrimônio de todos os paranaenses e uma referência no Noroeste e Norte do estado”, disse Michele Caputo, formado em 1984 no curso de farmácia da instituição.

Em 52 anos, a UEM já formou 77.360 profissionais em 36 cursos de graduação e hoje tem campus regionais em seis cidades – Maringá, Ivaiporã, Goioerê, Cidade Gaúcha e Umuarama –, mais de dois mil professores, três mil técnicos e 20 mil estudantes.

O QS Latin America University Rankings 2022 alavanca a UEM de terceira para a segunda melhor universidade do Paraná, a primeira entre as estaduais. Os dados da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS) referentes a 418 universidades públicas e privadas latino-americanas são relativos a 2019 e foram divulgados nesta quarta-feira, 25.

O ranking avaliou oito desempenhos: reputação acadêmica e entre empregadores, proporção professor/estudante, quantidade de professores doutores, rede de pesquisa internacional, citações de artigos científicos,  publicações de professores e impacto on-line. 

A UEM é a sexta melhor universidade estadual do Brasil, de acordo com o Ministério da Educação. É a segunda instituição de pesquisa do Paraná com mais artigos publicados e tem oito pesquisadores entre o seleto rol de cientistas mais influentes do mundo. Entre os destaques da universidade está a elevada proporção de professores doutores em tempo integral e dedicação exclusiva, o que permite produção de conhecimento no tripé ensino-pesquisa-extensão.

(com informações da UEM)