Morador de Maringá (PR) tem avião raro projetado no período entreguerras nos EUA

Uma aeronave Waco, modelo projetado no período entreguerras, nos Estados Unidos, tem sobrevoado o céu de Maringá e região. O proprietário e piloto do avião é o administrador de empresas Jeferson Platzeck Estrella, de 51 anos, morador de Maringá. A aeronave, que é um biplano azul, é uma verdadeira raridade e parece ter saído de um filme.

A fábrica Waco surgiu no início da década de 1920 e, até a Segunda Guerra Mundial, foi a aeronave mais popular dos Estados Unidos. Na época, o avião era usado como “treinador” pela força aérea norte-americana. Mas no fim da década de 1940, com o surgimento de aeronaves de performance superior, os biplanos se tornaram obsoletos e a empresa fechou as portas. Até que, em 1983, um grupo de empresários de Michigan comprou a Waco e voltou a fabricar as aeronaves. Desde então, o avião tem sido produzido de forma artesanal com base nas técnicas originais das décadas de 1920 e 1930.

Desta nova versão, fabricada a partir de 1983, a aeronave de Jeferson Platzeck Estrella é a única no Brasil, segundo ele. “Hoje, a fila de espera para comprar um Waco é de até dois anos e meio. Ele é feito de maneira artesanal em Michigan, nos Estados Unidos. Lá, ele é muito vendido. No Brasil, do modelo novo, dessa atualização de 1983 para cá, o meu é o único. Que tenho conhecimento, existem outros dois que são da década de 1940, e que foram restaurados”, detalhou em entrevista ao GMC Online.

Em 2019, Jeferson Platzeck Estrella foi para uma feira de aviação nos Estados Unidos
 para ver o Waco pessoalmente (Foto: Arquivo pessoal)

Mantendo as características originais do projeto, os novos donos da fábrica Waco implantaram cerca de 300 itens no nova versão da aeronave para melhorar as características de voo e segurança. O motor é o mesmo, mas passou de 245 cavalos para 275. Onde era madeira, por exemplo, agora é fibra de carbono. E onde era luz comum, agora é LED.

Continue lendo em GMC Online

Foto: Arquivo pessoal