Ocepar e cooperativas são premiadas com o Selo Clima Paraná
A Ocepar, as cooperativas Castrolanda, Coamo, Cocamar, Agrária, Frimesa, Integrada e Cooperlog, e as Centrais Sicredi PR/SP/RJ e Cresol Baser estão entre as 308 organizações contempladas na edição deste ano do Selo Clima Paraná, iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que completou dez anos em 2025. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 2 de dezembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em Curitiba, e contou com a presença do superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti.
No grupo dos condecorados estão 21 organizações públicas; 254 entidades privadas; e 33 na categoria Cidades. O incremento no número de laureados foi representativo, de 66,5% em relação a 2024, quando 185 instituições receberam o troféu ambiental. No total, mais de 7.424 ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) foram declaradas à Sedest em 2025, com diversificação que atende aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A proposta, explica o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, reconhece ações voltadas à mitigação das mudanças do clima, ao desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento das práticas de responsabilidade socioambiental. “Nós somos o bem que fazemos. As pessoas que estão aqui recebendo esse importante selo fizeram o bem e foram certificados como empresas, municípios e instituições ambientalmente corretas, que fazem a diferença. A sustentabilidade tem o rosto do futuro, o olhar da esperança e de uma Paraná cada vez mais verde”, disse Greca.
