Olimpíadas de Tóquio: Martine Grael e Kahena Kunze conquistam medalha de ouro

Martine Grael e Kahena Kunze conquistam a medalha de ouro na Vela categoria 49er FX feminino nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A dupla brasileira defendia o posto de campeãs olímpicas nessa categoria, já que conquistaram a medalha nos Jogos do Rio de Janeiro – 2016. Grael e Kunze entraram na regata da medalha dependendo apenas delas mesmo. Para conquistar o ouro, elas precisavam terminar a prova na frente da dupla Alemã, Espanhola e Holandesa. Na regata decisiva, a dupla brasileira terminou na terceira colocação, a frente das concorrentes que disputavam a medalha.

A prova da vela 49er FX feminino consiste na disputa de 12 regatas e a regata decisiva pela medalha. A cada prova as atletas vão acumulandos pontos perdidos, sendo que cada posição em cada regata tem uma pontuação específica e a regata por medalha tem pontuação dobrada. Os medalhistas são definidos a partir dessa pontuação acumulada, sendo que ganha a dupla que tiver perdido menos pontos ao longo da competição.

A campanha de Kunze e Grael não começou fácil. Na primeira regata a dupla terminou na 15ª colocação, muito distante do pelotão da frente. Nas regatas seguintes a dupla cresceu de rendimento e começou a reagir. Mas, foi apenas na décima regata que a dupla brasileira entrou de vez pela disputa por medalha, quando assumiu a segunda colocação na classificação, permanecendo assim na 11ª e 12ª regatas.

Dessa maneira, Kunze e Grael entraram na regata decisiva na segunda colocação, dependendo apenas de uma vitória em cima das Holandesas, que lideravam a classificação, e das Alemãs e Espanholas que vinham logo atrás. Na regata decisiva, a dupla brasileira se manteve entre as primeiras desde o começo, atrás apenas da dupla argentina e noruegasa, que comandaram os primeiros lugares na disputa. Com 76 pontos perdidos, Kunze e Grael garantiram a medalha de ouro com um ótimo rendimento no momento decisivo. A medalha de prata ficou com as lemãs T. Lutz, S. Beucke (83 pontos) e o bronze ficou com as holandesas A. Bekkering, A. Duetz (88 pontos).

Com a medalha conquistada em Tóquio, a dupla iguala Marcelo Ferreira, Robert Scheidt e Torben Grael, pai de Martine, com duas medalhas de ouro olímpicas na vela, entrando em um seleto grupo de atletas brasileiros que conseguiram 2 medalhas de ouro em Jogos Olímpicos.

Istoé/Photo by Olivier MORIN