ONU seleciona empresa para conclusão de obra da Unila em Foz do Iguaçu
O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da ONU especializado em infraestrutura, publicou neste dia 11 de dezembro o edital de licitação para contratação da empresa responsável pela finalização das obras do novo Campus Arandu da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR). O projeto é de autoria do renomado arquiteto Oscar Niemeyer.
Empresas interessadas em participar da licitação devem se cadastrar no UNGM, o portal de compras das Nações Unidas, e apresentar ofertas pelo sistema eSourcing (que funciona com o mesmo login do UNGM) até o dia 20 de janeiro de 2025. As empresas também deverão realizar uma visita técnica como requisito obrigatório no local da obra, programada para o dia 8 de janeiro de 2025. No mesmo dia, o Unops realizará uma sessão de esclarecimentos sobre o edital.
“A publicação desta licitação é resultado de um esforço conjunto entre o Unops, a Unila e a Itaipu, e estamos muito otimistas de que teremos boas ofertas de empresas interessadas em trabalhar conosco para entregar à cidade de Foz do Iguaçu um campus que beneficiará não só os estudantes, mas toda a comunidade da região”, destacou o gerente de projetos do Unops Rafael Esposel.
O projeto original do novo campus da Unila é composto por uma estrutura de seis prédios no total. No entanto, a fase 1 do edital de licitação vai contemplar apenas a finalização das edificações que já haviam sido iniciadas e que tiveram suas obras interrompidas em 2014. Esta etapa inclui o restaurante universitário, o edifício administrativo, o bloco de salas de aula, a central de utilidades, as marquises e passarela e as vias de acesso ao novo Campus.
Após a conclusão do processo de avaliação das propostas, a ser conduzido pelo Unops, e escolha da empresa responsável, a previsão é de que as obras comecem nos primeiros meses de 2025. As entregas das edificações acontecerão de forma escalonada entre 2026 e 2028.
Diana Pereira, reitora da Unila, reforçou ainda que há uma grande expectativa da Unila para o início das obras. “O Campus Arandu reforça o papel da Unila como uma universidade promotora do desenvolvimento local e da integração regional, por isso, este projeto nos enche de orgulho e esperança. Após anos de espera, temos esta licitação, que reflete o resultado do trabalho conjunto para a materialização deste sonho.”
Para Gisele Ricobom, assistente do diretor-geral da Itaipu, este não é apenas mais um projeto de infraestrutura, mas um legado para a cidade e para a região. “Este campus é um símbolo de desenvolvimento, uma vez que contribuirá para avanços importantes na educação, cultura e inovação. Estamos ansiosos para ver esta importante obra de Oscar Niemeyer ganhando vida e cumprindo sua missão de transformar a realidade local e deixar um legado para as futuras gerações.”
O projeto
A retomada das obras do Campus Arandu da Unila foi viabilizada por meio de um acordo de cooperação internacional entre a Itaipu e o Unops, assinado em dezembro de 2023. O Ministério da Educação (MEC) também participa do acompanhamento do projeto.
Ao longo de 2024, o Unops realizou a revisão e atualização dos projetos de arquitetura e engenharia das edificações conforme as normativas técnicas vigentes. Também foi realizado o diagnóstico construtivo das edificações, que atestou as condições de conservação da estrutura atual.
Crédito: VideoUp/Itaipu Binacional