Pandemia motiva aumento na contratação de temporários

A contratação de trabalhadores temporários será maior esse ano segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). Para recompor o quadro funcional reduzido durante a pandemia, 25,5% das empresas do setor terciário paranaense pretendem contratar temporários neste fim de ano. Em 2019 esse percentual era de apenas 8,9%.

De acordo com o Departamento de Pesquisas da Fecomércio PR, o crescimento da pretensão de contratação de temporários em 2020 na comparação com o ano passado se deve ao fato de que a maioria das empresas está com o quadro funcional mais enxuto e, para suprir o aumento nos atendimentos de fim de ano, terá que contratar funcionários temporários.

Setores
O setor de turismo, que teve as maiores perdas nos últimos meses, tanto em termos de faturamento quanto de empregos, tem a maior perspectiva de contratações temporárias, com 40,0%. No varejo, 36,1% das lojas vão abrir vagas temporárias e no setor de serviço, 17,6%.

Quantidade de vagas
O reforço no time de funcionários será de pelo menos um colaborador para 44,4% das empresas entrevistadas. Outras 42,9% planejam contratar até cinco pessoas. Os estabelecimentos que devem admitir entre seis e dez novos membros na equipe correspondem a 4,8% e as empresas que vão contratar mais de dez pessoas somam 3,2%.

Fecomércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *