Paraná amplia acolhimento aos refugiados libaneses, diz Santin Roveda

O secretário estadual Santin Roveda (Justiça e Cidadania) reiterou nesta quinta-feira, 14, que o Paraná está auxiliando as famílias repatriadas pelo governo federal no Líbano, garantindo transporte e recepção até as cidades escolhidas pelos refugiados. “Estamos colaborando no transporte de parte dessas pessoas de São Paulo até Foz do Iguaçu. O Paraná é solidário neste momento difícil que os brasileiros enfrentam no Líbano, acolhendo as famílias e garantindo apoio nesta nova jornada da vida”, disse.

Na madrugada desta quinta-feira, 14, o governo brasileiro fez mais um resgate de brasileiros e familiares da região de conflito no Líbano. O 11º voo da FAB trouxe mais 237 passageiros, incluindo 17 crianças de colo, e cinco animais domésticos. Desde 5 de outubro, quando teve início a Operação Raízes do Cedo, já foram 2.309 pessoas e 29 animais de estimação resgatados do Oriente Médio.

O Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, segue em contato com brasileiros e familiares para prestar-lhes assistência consular e verificar a necessidade de promover novos voos de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno.

Em Foz do Iguaçu
Parte dos brasileiros repatriados seguem para Foz do Iguaçu, a segunda maior comunidade libanesa no Brasil. A cidade paranaense, segundo Santin Roveda, já recebeu 421 desde o início da Operação Raízes do Cedro. A prefeitura local e a Secretaria de Justiça e Cidadania um comitê de atenção aos repatriados e migrantes do Líbano.

“Além da recepção e da atenção, o comitê publicou um guia de assistência para integrar e garantir o acesso a direitos fundamentais para as pessoas acolhidas”, disse Roveda. O guia apresenta os serviços disponíveis na cidade, incluindo assistência social, saúde, educação e regularização documental.

Dentre os serviços estão o cadastro único de acesso aos programas sociais, acolhimento emergencial e encaminhamento às unidades de saúde para atendimento e cuidados médicos. A Secretaria de Educação agiliza a matrícula de crianças em escolas públicas, enquanto delegacias e cartórios ajudam na regularização de documentos.