Paraná atinge recorde histórico de empregos formais e lidera geração de vagas no Sul

O Paraná alcançou, em junho de 2025, o maior número de empregos formais de sua história: 3.313.368 trabalhadores com carteira assinada, segundo o Caged. O Estado lidera o mercado formal na região Sul e ocupa a quarta posição nacional, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Desde janeiro de 2020, o crescimento do estoque de empregos foi de 22,9%, percentual superior ao das maiores economias do País.

O avanço é resultado de investimentos robustos em infraestrutura e da atração de R$ 300 bilhões em recursos privados nos últimos anos, segundo o governador Ratinho Junior. O setor de serviços lidera o número de vagas, seguido por indústria, comércio, construção civil e agronegócio. Apenas no primeiro semestre de 2025, o Paraná gerou 94.219 novos postos, o terceiro melhor resultado do Brasil no período, com destaque para serviços e indústria.

De acordo com o IBGE, o Estado também registrou a menor taxa de desemprego de sua história recente, com 4% no 1º trimestre de 2024, e mantém crescimento contínuo no número total de pessoas ocupadas, ultrapassando a marca de 6,15 milhões. O desempenho reforça o protagonismo do Paraná no mercado de trabalho, superando a soma de todos os empregos formais da região Norte e representando 40% do total do Nordeste.