Paraná ganha hub de inovação para cidades sustentáveis

Em evento online com extensa programação, será lançado, nesta quarta-feira (16), o CityHub, uma rede colaborativa multissetorial que promete acelerar a transformação das cidades brasileiras em espaços favoráveis às futuras gerações. Criado por empreendedores paranaenses, o hub fará a conexão entre indústrias de diferentes setores, empresas de todos os portes, centros de pesquisa e inovação e startups, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e a implantação de soluções voltadas às cidades inovadoras, mais inclusivas, acolhedoras e ambientalmente responsáveis.

Com 12 empresas e instituições fundadoras, dos setores de Tecnologia e Construção Civil, o CityHub pretende tecer uma ampla e engenhosa rede de parceiros, para originar novos negócios e projetos com foco na sustentabilidade ambiental, econômica e social. Além disso, terá uma agenda de ações voltadas à capacitação e aprimoramento, com palestras e webinars dirigidos ao mercado, aos profissionais e também aos estudantes. Em 2021, a programação temática mensal vai trabalhar tópicos sobre Empreendedorismo, Cidades Vivas e Humanas, Mobilidade, Inovação e Cidades Resilientes.

“O CityHub quer impulsionar as boas ideias, contribuir com os projetos inteligentes, apoiar a pesquisa e a inovação. Também é uma rede de conexões e de networking, que sem dúvida vai gerar novos negócios. Mas o principal não é isso. O principal é que, conectados no CityHub, a gente possa entender como os nossos negócios geram impacto e assumir o dever de reduzir esse impacto e contribuir verdadeiramente para as cidades do amanhã”, define o presidente do CityHub, Thiago Weingartner, CEO na Bpro Smart Engineering.

Além de eventos para o intercâmbio de conhecimento e atualização dos parceiros sobre novidades e tendências globais para as smart cities, o CityHub vai oferecer programas de imersão e formação, com experiências internacionais, e capacitação de jovens adultos e adolescentes. Em dezembro de 2021, o hub vai lançar o Projeto Educação Cityhub 2022, com o objetivo de despertar a consciência socioambiental nas próximas gerações de profissionais, encorajando a inovação e o uso inteligente da tecnologia para o desenvolvimento sustentável.

“Nosso propósito vai além da propulsão de novos negócios e parcerias. Como um hub feito de pessoas preocupadas com o futuro do planeta e da humanidade, o CityHub tem a formação dos jovens como parte importante da nossa estratégia. São eles que vão assumir a missão de continuar inovando para o bem das cidades e de seus habitantes”, defende a Head de Comunicação do CityHub, Renata Abreu, CEO & Founder do NRGHub – 1o Energy Hub do Brasil.

Evento de lançamento – Para o lançamento do CityHub, a rede fará um evento online gratuito na quarta-feira, dia 16 de junho, com programação que vai das 9h30 às 19horas. O painel de abertura terá palestrantes internacionais e foi composto em parceria com a Israel Trade & Investments, vinculada ao Ministério da Economia de Israel, país que é considerado um dos maiores ecossistemas de inovação do mundo.

O painel terá as apresentações da Head de Mobilidade e Ecossistemas de Cidades Inteligentes do Israeli Export Institution, Shiri Ram, e de representantes de startups israelenses, que vão apresentar cases de inovação sobre inteligência na Construção, Transporte e Energia. “Organizamos um evento de lançamento de impacto, porque queremos que o CityHub tenha impacto de verdade no futuro das cidades brasileiras. Vamos trazer alguns cases de fora que vão nos inspirar e aguçar ainda mais a vontade de inovar também por aqui”, diz Weingartner

Foto: reprodução

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *