Paraná investe mais de R$ 2 bilhões em rodovias da região Central com obras em concreto

O Governo do Paraná está destinando cerca de R$ 1,44 bilhão – valor que deve ultrapassar R$ 2 bilhões com novas licitações – para a modernização de quase 300 quilômetros de rodovias na região Central do Estado. Entre os municípios contemplados estão Guarapuava, Turvo, Pitanga, Manoel Ribas, Lidianópolis, Mauá da Serra e Nova Tebas. As obras incluem duplicações, ampliações e restaurações no modelo whitetopping, em que o pavimento recebe uma camada de concreto, técnica que garante maior durabilidade e mais segurança no tráfego.

Na PRC-466, já estão em execução três grandes intervenções: Guarapuava a Palmeirinha (R$ 139,8 milhões, 11,5 km), Palmeirinha a Turvo (R$ 293,7 milhões, 27 km) e Turvo a Pitanga (R$ 514,2 milhões, 45,5 km). Também estão previstos trechos entre Pitanga e Manoel Ribas (43 km, em licitação), Manoel Ribas e Lidianópolis (51,8 km, disputa marcada para 30 de outubro), além da PRC-272 entre Lidianópolis e Mauá da Serra (54,8 km, em fase de edital). Outra obra confirmada é a restauração das rodovias PRC-487 e PR-460 entre Pitanga e Nova Tebas, com investimento de R$ 267,8 milhões em 51,5 km.

Segundo o governador Ratinho Junior, o pacote de obras representa um marco histórico para a região Central, que por décadas conviveu com deficiências estruturais. A técnica aplicada amplia a vida útil das estradas para até 30 anos, reduz custos de manutenção e aumenta a segurança em corredores estratégicos para o escoamento agrícola. Para o secretário de Infraestrutura, Sandro Alex, as rodovias de concreto inspiram-se em modelos adotados nos Estados Unidos e Alemanha e colocam o Paraná como referência nacional em pavimentação moderna e durável.