Paraná recebe nota máxima em ranking de qualidade fiscal pelo 3º ano consecutivo
A Contabilidade-Geral do Estado do Paraná, vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), obteve a nota máxima (A) na edição 2024 do Ranking Siconfi, publicação anual da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que avalia a qualidade das informações fiscais e contábeis dos entes federativos do Brasil. O Paraná alcançou índice de 97,26% no desempenho contábil.
Desde 2019, quando o Estado obteve 87%, o Paraná tem mostrado crescimento na qualidade de suas informações. Nos últimos três anos, o Estado conquistou a nota máxima. Esse desempenho resultou na obtenção do selo ouro por dois anos consecutivos, conquista oficializada por meio de um brasão do Tesouro Nacional que atesta a qualidade das informações estaduais. Nacionalmente, o Paraná ficou em 7º lugar no ranking geral dos estados, com um total de 148,81 pontos.
O Ranking Siconfi avalia a consistência e a qualidade dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais enviados pelos estados através do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro. Entre os documentos analisados estão a Declaração de Contas Anuais (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC).
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN