Paraná se torna o quinto maior eleitorado do país

Em novembro de 2025, o Paraná atingiu a marca de 8.411.481 eleitoras e eleitores aptos a votarse tornando o quinto maior colégio eleitoral do país. Em 2024, o número de eleitores era de cerca de 8,6 milhões, mas devido ao cancelamento de Títulos de Eleitor irregulares, o número reduziu. 

Confira as estatísticas mensais do eleitorado no portal do TSE

Atualmente, o estado de São Paulo possui o maior número de eleitores, com 33.483.120 pessoas; seguido por Minas Gerais, com 16.091.970 eleitoras e eleitores; o estado do Rio de Janeiro em terceiro lugar, com 12.644.616 cidadãos aptos a votar; e em quarto lugar, o estado da Bahia, com 11.088.611 pessoas.

Neste ano, até o momento, a Justiça Eleitoral do Paraná realizou 325.426 atendimentos ao eleitorado (RAE), que inclui serviços voltados ao alistamento, à transferência, à revisão e à emissão da segunda via do Título de Eleitor. Parte desses atendimentos aconteceu devido aos projetos e iniciativas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), como o projeto Cidadania Plena, que busca levar os serviços da JE às populações e comunidades de difícil acesso do estado.

Para o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, os projetos e campanhas realizados durante o ano foram importantes para incentivar os paranaenses à tirarem o Título de Eleitor ou regularizarem sua situação eleitoral. “Se tornar o quinto maior colégio eleitoral do país destaca a relevância e a importância do Paraná para o cenário eleitoral nacional”.

O presidente ainda destaca o incentivo aos jovens para se tornarem eleitoras e eleitores antes da obrigatoriedade do voto, e a participação de pessoas idosas, que representam um “exemplo de cidadania e participação política” às demais cidadãs e aos demais cidadãos.