Paraná se torna referência mundial em políticas para idosos

O Paraná foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como referência internacional em políticas voltadas à população idosa, tornando-se o primeiro estado da América do Sul a integrar a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas das Pessoas Idosas, da OPAS/OMS. O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu, em Washington D.C., o certificado oficial, destacando que 38 das 51 cidades amigas do idoso no Brasil estão no Paraná. O selo reconhece os esforços do Estado em criar ambientes mais seguros, acessíveis e acolhedores para todas as idades.

A conquista resulta de uma série de políticas públicas coordenadas pela Secretaria da Mulher, Pessoa Idosa e Igualdade Racial, que incluem capacitação de cuidadores, investimentos em centros de convivência e unidades de acolhimento, programas habitacionais como o Casa Fácil Paraná Terceira Idade e os condomínios sociais do Viver Mais Paraná. Desde 2019, mais de R$ 150 milhões foram destinados aos municípios, além da distribuição de 400 mil Cadernetas de Saúde da Pessoa Idosa e da implementação de atendimento especializado em todas as unidades estaduais de saúde.

As iniciativas também avançam em mobilidade, turismo e lazer, com gratuidade em viagens intermunicipais para pessoas com mais de 65 anos, o programa Viaja Mais 60 e os Jogos da Terceira Idade. Para a OPAS/OMS, o Paraná tornou-se exemplo a ser seguido, ao consolidar um sistema de cuidado integral ao idoso como política de Estado. O reconhecimento inédito consolida o papel do Paraná como referência mundial na promoção da longevidade com dignidade, autonomia e qualidade de vida.