Paraná supera 755 km de rodovias em concreto e amplia investimentos em infraestrutura viária
O Governo do Paraná atingiu um novo patamar na modernização da malha rodoviária ao alcançar 755 quilômetros de rodovias com obras de pavimentação ou duplicação em concreto, em diferentes fases de execução. O volume representa crescimento superior a 50% em apenas seis meses, na comparação com os 500 quilômetros registrados em junho, com investimentos que já ultrapassam R$ 3,3 bilhões. A estratégia prioriza soluções de maior durabilidade, segurança e eficiência logística em todas as regiões do Estado.
Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a adoção do pavimento rígido busca enfrentar gargalos históricos da logística paranaense, reduzindo custos de manutenção e ampliando a segurança viária. O modelo, já consolidado em países desenvolvidos, oferece maior resistência ao tráfego pesado e às condições climáticas, beneficiando diretamente agricultores, transportadores e a população que depende de estradas mais seguras e confiáveis para o deslocamento diário e o escoamento da produção.
A expansão das obras é coordenada pela Secretaria da Infraestrutura e Logística, por meio do DER/PR e da Amep, e inclui projetos estratégicos como a duplicação da PR-417 (Rodovia da Uva), a ampliação da PR-170 em Guarapuava, intervenções no Oeste, no Vale do Ivaí e no Noroeste, além de grandes corredores já concluídos ou em execução. Somadas às frentes em andamento na Região Metropolitana de Curitiba e em outras regiões, as obras consolidam um programa estruturante voltado ao desenvolvimento econômico, à integração regional e à melhoria da qualidade de vida no Paraná.
Confira a lista completa das obras em concreto no Paraná:
Obras concluídas:
Duplicação da Rodovia dos Minérios entre Curitiba e Almirante Tamandaré – R$ 152,3 milhões – 4,74 km
Duplicação do Contorno Oeste de Cascavel – R$ 123,8 milhões – 19,07 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Palmas e Clevelândia – R$ 188,2 milhões – 45 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Palmas e General Carneiro – R$ 154,6 milhões – 59,55 km
Pavimentação em Whitetopping da PRC-280 – Clevelândia a Pato Branco – R$ 180,9 milhões – 37,49 km
Pavimentação em Whitetopping da PR-180 entre Goioerê e Quarto Centenário – R$ 65,8 milhões – 11,13 km
Obras em andamento:
Duplicação da PRC-466 entre Pitanga e Turvo – R$ 514,2 milhões – 45,5 km
Duplicação da PRC-466 entre Turvo e Palmeirinha – R$ 293,7 milhões – 27,02 km
Duplicação da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava – R$ 139,7 milhões – 11,52 km
Duplicação da PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná – R$ 274,5 milhões – 14,28 km
Ampliação e restauração das PRC-487 e PR-460 entre Nova Tebas e Pitanga – R$ 267,8 milhões – 51,52 km
Pavimentação em Whitetopping da PR-151 – Ponta Grossa a Palmeira – R$ 257,2 milhões – 32,71 km
Fase 2 da duplicação da Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré – R$ 50,7 milhões – 1,28 km
Nova ligação entre Mandirituba e São José dos Pinhais entre a BR-116 e a BR-376 – R$ 96,8 milhões – 26 km
Novo Contorno Sul entre Curitiba e Araucária – R$ 355,5 milhões – 9,37 km (fase de licenciamento ambiental)
Obras em licitação:
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 entre Pitanga e Manoel Ribas – R$ 231 milhões – 43,05 km
Fase 3 da duplicação da Rodovia dos Minérios – orçamento sigiloso – 8,3 km
Duplicação da Rodovia da Uva (PR-417) entre Curitiba e Colombo – orçamento sigiloso – 4,52 km
Restauração e ampliação da PR-239 e PR-317 entre Assis Chateaubriand e Toledo – orçamento sigiloso – 40,09 km
Restauração e ampliação da PR-272 entre Mauá da Serra e Lidianópolis (Porto Ubá) – orçamento sigiloso – 54,81 km
Pavimentação em Whitetopping PRC-466 entre Manoel Ribas e Lidianópolis – orçamento sigiloso – 51,86 km
Obras projetadas:
Duplicação da PR-170 em Guarapuava (Agrárias) – 9 km
Restauração e ampliação da PR-317 entre o Rio Paranapanema e Iguaraçu – 70,13 km
Restauração e ampliação da PR-463 entre Nova Esperança e Santo Inácio – 76,6 km
