Paranaguá ultrapassa 85% da população adulta imunizada com pelo menos uma dose

Paranaguá, no litoral do Paraná, chegou nesta segunda-feira (9) a 86,8% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra Covid-19.

Atualmente, o município aplica a primeira dose do imunizante para pessoas de 21 anos, sendo o município mais avançado na vacinação por faixa etária entre os 10 com maior população do Paraná.

Na cidade, a campanha de imunização começou em 19 de janeiro. De lá para cá, 91.153 aplicações de primeira dose foram feitas no município até segunda, de acordo com a prefeitura.

Conforme estimativa da administração municipal, são cerca de 105 mil moradores acima dos 18 anos em Paranaguá.

Entre elas está Letícia Soares, de 21 anos, que recebeu a primeira aplicação no sábado (7).

Segundo a jovem, o momento de receber a vacina “foi maravilhoso” e “uma conquista enorme”. Com um bebê de dois anos, o momento foi aguardado com emoção em casa.

Estratégia e doses a mais
Para conseguir avançar na imunização da população adulta, a prefeitura adotou uma estratégia de aplicar todas as doses que chegavam da maneira mais rápida possível. Segundo a administração municipal, foram realizadas forças tarefa e também corujões de vacinação.

Além disso, o município recebeu, proporcionalmente, mais doses que outros no Paraná. Isso porque Paranaguá possui públicos prioritários que não existem em outras cidades do estado, como, por exemplo, trabalhadores portuários.

No respectivo grupo, de acordo com balanço da prefeitura, 11.030 profissionais receberam pelo menos a primeira dose da vacina. Destes, 7.184 também receberam o reforço vacinal.

Números da pandemia na cidade
Desde o começo da pandemia, Paranaguá tem 21.751 casos confirmados do novo coronavírus e 547 mortes registradas em decorrência da doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

Ainda conforme a Sesa, 20.544 pessoas se recuperaram da doença no município.

Como está a vacinação nas outras nove maiores cidades
De acordo com o IBGE, Paranaguá é a décima cidade com o maior número de habitantes do estado. Antes dela, estão a capital Curitiba e também Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu, Colombo e Guarapuava.

Veja, abaixo, como está a vacinação em cada um dos municípios nesta terça-feira (10):
Curitiba: nascidos no segundo semestre de 1992;
Londrina: 32 anos;
Maringá: 31 anos ou mais;
Ponta Grossa: repescagem para pessoas com 31 anos ou mais;
Cascavel: 29 anos ou mais;
São José dos Pinhais: 29 anos completos;
Foz do Iguaçu: 25 anos ou mais;
Colombo: 27 anos ou mais;
Guarapuava: vacinação da primeira dose está suspensa.

G1 Paraná