Paulo de Tarso é o novo diretor-presidente do Simepar

O engenheiro florestal Paulo de Tarso de Lara Pires é o novo diretor-presidente do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Ele tomou posse nesta quinta-feira (18), após aprovação do conselho do órgão, e vai substituir o engenheiro elétrico Eduardo Alvim Leite, que comandava a instituição desde 2011. César Benetti segue como diretor-executivo e Flávio Depp como diretor de Relações Institucionais. O Simepar é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).

CURRÍCULO – Paulo de Tarso possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduação em Direito pela Faculdade de Direito Curitiba, mestrado em Economia e Política Florestal e doutorado em Ciências Florestais pela UFPR. É professor titular do Departamento de Economia Rural da UFPR, membro da pós-graduação em Engenharia Florestal e do programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial (UFPR e Universidade de Stutgart).

Coordenou a Cooperação Brasil-Alemanha para proteção da Floresta Atlântica no Estado do Paraná (Pró-Atlântica). É também coordenador do Núcleo de Mediação e Resolução de Conflitos Ambientais da UFPR e líder do Grupo de Pesquisa em Direito Florestal do CNPq.

Concluiu em 2012 Pós-Doutorado em Direito Ambiental e Desastres Naturais na Universidade de Berkeley na Califórnia. Realizou o programa de Cátedra em Ciências Agrárias na University of Lincoln no Nebraska, onde atuou também como professor visitante durante os anos de 2019 e 2020. Antes de assumir a presidência do Simepar, atuava como chefe do Departamento de Economia Rural e Extensão da UFPR.