Platinense participa da Corrida de São Silvestre pela 18ª vez e conquista bom resultado

Luiz Guilherme Bannwart – Tá no Site

Natural de Ilhéus na Bahia, mas platinense de coração, José Ferreira de Andrade, 78 anos, conquistou no dia 30 de dezembro de 2021 a segunda colocação na categoria acima de 70 anos da 96ª Corrida Internacional de São Silvestre, em São Paulo, cuja prova participou pela décima oitava vez.

Zé Ferreira, como é popularmente conhecido em Santo Antônio da Platina/PR, cidade que escolheu para morar após se aposentar em São Paulo como operador de empilhadeira, conta que escolheu o Norte Pioneiro paranaense durante uma de suas viagens a Conselheiro Mairinck onde moram alguns amigos e companheiros de trabalho. “Quando passei pela BR-153 e vi o Cristo Redentor no Morro do Bim eu me encantei e decidi que viria morar em Santo Antônio da Platina assim que me aposentasse, e a partir de então, aos 50 anos, eu comecei a praticar esporte e nunca mais parei”.

Zé Ferreira corre 10 quilômetros por dia, três vezes na semana. Ele carrega no currículo uma maratona de 42 km em São Paulo, e seis meias-maratonas com percurso de 21 km, uma delas em Londrina. Em 2020 tornou-se ultramaratonista após correr 45 km em cinco horas e trinta minutos. Com a suspensão da Corrida de São Silvestre naquele ano em razão da pandemia de Covid-19, ele percorreu o trajeto entre Santo Antônio da Platina e Jacarezinho, ida e volta.

Antes de participar da Corrida de São Silvestre no dia 30 de dezembro de 2021, Zé Ferreira venceu a 3ª Carlópolis Runnig 2021, em sua categoria. Ao todo são mais de 400 medalhas e 163 troféus conquistados com o atletismo.

ACORRENORPI

Zé Ferreira faz parte do time de atletas da Associação de Corredores do Norte Pioneiro – ACORRENORPI – que o apoia nas provas que participa no Paraná e em outros estados. “Eu gostaria de agradecer o Carlos Dropa, presidente da ACORRENORPI, que participou comigo da Corrida de São Silvestre. Através da Associação dos Corredores do Norte Pioneiro, por meio de empresas parceiras que acreditam no esporte como a Cafeeira Dois Irmão, podemos levar o nome Santo Antônio da Platina a eventos importantes do cenário nacional e internacional”, agradece.