Pluralidade de temas marca agenda do Poder Legislativo na próxima semana

Transporte, saúde e meio ambiente estão entre os temas em pauta na próxima semana na Assembleia Legislativa do Paraná. A diversidade de assuntos abrange as novas concessões de pedágio, a síndrome de Down, o Dia da Água, o aniversário de Curitiba e homenagens a personalidades e entidades. A programação inclui também as sessões plenárias e reuniões das comissões permanentes e temáticas.

Os resultados e desdobramentos do primeiro ano das novas concessões de pedágio no Paraná serão analisados em uma audiência pública promovida pela Frente Parlamentar das Engenharias e Infraestrutura, presidida pelo deputado Fabio Oliveira (PODE). O evento acontece na segunda-feira (24), às 9 horas, no Auditório Legislativo, reunindo autoridades, representantes das concessionárias, órgãos fiscalizadores e a sociedade civil organizada. Este mês, completou-se um ano desde o início da cobrança das tarifas nos novos contratos dos lotes 1 e 2.

O Dia Mundial e Estadual da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, será tema de dois eventos na segunda-feira: no Espaço Cultural (14 horas) e no Grande Expediente (14h30). A data, reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas desde 2012 e instituída no Paraná pela Lei Estadual nº 20.599/2021, foi escolhida por representar a trissomia do 21º cromossomo, que causa a síndrome. A iniciativa é do deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) e o objetivo celebrar a vida das pessoas com síndrome de Down, além de ampliar a conscientização e inclusão.

Durante a sessão, o deputado Paulo Gomes (PP) fará a entrega dos primeiros exemplares do Código de Defesa do Consumidor Paranaense. Uma edição história da compilação das leis que regem as relações de consumo no estado e também uma forma de homenagear colaboradores que atuaram durante o trabalho de organização do Código.

Mais tarde, às 18 horas, no Plenário, será entregue o Título de Cidadania Honorária do Paraná a Ademar Batista Pereira. Natural de Constantina (RS), ele é educador, escritor e fundador da Escola Atuação. A honraria foi concedida por meio de uma lei de autoria do ex-deputado estadual e atual deputado federal Paulo Litro, enquanto a proposição da sessão solene é assinada pela deputada Márcia Huçulak (PSD).