Ponta Grossa terá Justiça no Bairro no próximo mês

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) se reuniu ontem, 27, com a desembargadora e segunda vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Joeci Machado Camargo, para discutir os detalhes sobre o Programa Justiça no Bairro – Sesc Cidadão, que acontecerá em Ponta Grossa entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro, numa parceria entre TJ-PR, Prefeitura e Sesc.

Com esta iniciativa, vamos levar ações de cidadania para perto das pessoas que mais precisam. É uma parceria maravilhosa com o Tribunal de Justiça e outras entidades e que nos ajudam a transformar Ponta Grossa em uma cidade mais humana, afirma a prefeita Elizabeth. Entre os serviços que serão oferecidos durante a edição do programa em Ponta Grossa, Joeci destaca ações como investigação de paternidade, solicitação de alimentos, divórcio consensual, retificação de registro civil, interdição, audiência de perícia, audiência de curatela, confecção de carteira de identidade, trabalho, CPF, entre outros. Os serviços serão oferecidos gratuitamente, com exceção do teste de DNA, que será feito por laboratório parceiro do programa, com valor mais acessível.

A ideia em criar o Justiça no Bairro foi levar o Poder Judiciário para perto da população mais vulnerável, que precisa dos serviços e que, por diversos motivos, acaba não indo até o judiciário para resolver, aponta a desembargadora e idealizadora do programa, criado em 2003, em Curitiba, e que foi estendido para todo o Estado. Os serviços serão concentrados na sede do Sesc Ponta Grossa Centro Esportivo, que contará com diversas ações oferecidas pelo Sesc, Poder Judiciário, Prefeitura, Governo do Estado e instituições parceiras.

Entre o dia 29 de agosto e 3 de setembro, haverá emissão de carteira de identidade, além de serviços que serão oferecidos pela prefeitura, em diversas áreas, e que serão definidos nos próximos dias. A programação inclui ainda realização de casamento coletivo, no Centro de Eventos, no dia 2 de setembro, às 19 horas. “Durante o Justiça no Bairro, além das ações que serão disponibilizadas no Sesc, a equipe também atenderá às pessoas que precisam dos serviços, mas que são impossibilitadas de se deslocar, como as acamadas”, explica Joeci.

Mais informações sobre os serviços que serão disponibilizados, assim como os agendamentos para os atendimentos, incluindo inscrições para o casamento coletivo, devem ser realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) até o dia 26 de agosto. Participaram também da reunião a técnica de atividade do Sesc, Claudia Patricia Totti Denkewski; as secretárias municipais da Família e Desenvolvimento Social, Adriana Beraldo Lopes; de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, e a presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira.