Prêmio Enedina Alves Marques homenageia engenheiras e reforça o protagonismo feminino
Em uma noite marcada por emoção e reconhecimento, o Crea-PR realizou a quarta edição do Prêmio Enedina Alves Marques, que homenageia a primeira mulher negra engenheira do Brasil e destaca a representatividade feminina nas engenharias.
“O evento é todo organizado por mulheres, e isso tem um significado enorme”, afirmou o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, destacando também o Programa Mais Engenharia e o compromisso com o combate à violência contra a mulher.
A secretária estadual da Mulher, eng. civ. Leandre Dal Ponte, ressaltou: “Essa é uma homenagem extremamente significativa. Parabéns ao Crea por reconhecer essas mulheres e suas trajetórias.” Ela defendeu a importância do trabalho conjunto entre homens e mulheres e disse: “Quando falamos em políticas de igualdade, não podemos tratar os desiguais da mesma forma.”
Representando o Confea, a eng. civ. seg. trab. Caroline Burtet disse: “Eu vim para a engenharia por inspiração. A Enedina mostrou que é possível uma mulher ser engenheira onde e na área de atuação em que quiser.”
A coordenadora do Comitê Mulheres, eng. agr. Losani Pertotti, destacou: “Enedina enfrentou muitos desafios. Ao homenagearmos essas profissionais, estamos valorizando o protagonismo feminino.” Ela completou: “Somos 50% da população, mas apenas 20% entre as engenheiras.”
A vice-presidente do Crea-PR, eng. civ. Margolaine Giacchini, reforçou: “Parabenizo todas as profissionais desta noite. Vocês são exemplo e inspiração. Estamos alinhados aos ODS e comprometidos com uma sociedade mais justa.”
Matéria completa aqui.
