Prêmio nacional reforça desenvolvimento da inovação no Paraná, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta segunda-feira, 14, que a conquista do PNI (Prêmio Nacional de Inovação) pelo Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro reforça o desenvolvimento econômico da região. Segundo ele, o PNI, maior premiação de inovação do Brasil, é resultado do trabalho de entidades e dos setores público e privado.

“São lideranças de 11 municípios do Norte Pioneiro que debatem os principais desafios para o desenvolvimento regional e buscam soluções conjuntas para superar barreiras e focam no empreendedorismo”, disse o deputado.

O prêmio incentiva e reconhece os esforços bem-sucedidos de inovação e gestão nas empresas e ecossistemas que atuam no país. O SRI (Sistema Regional de Inovação) do Norte Pioneiro do Paraná foi vencedor na categoria ecossistemas em estágio inicial. A premiação é feita pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Sebrae.

O colegiado, criado em 2016, reúne lideranças de Andirá, Bandeirantes, Cambará, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Joaquim Távora, Siqueira Campos, Wenceslau Braz, Ibaiti e Carlópolis. Com isso, a região mantém 12 habitats de inovação em formação, com a implantação de pré-incubadoras e espaços de coworking pensados para materializar o trabalho da inovação.

Segundo a presidente do SRI do Norte Pioneiro, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, a proposta da governança é promover debates para fomentar a cultura da inovação e estruturar projetos de desenvolvimento econômico da região. “Acreditamos que a inovação é a ferramenta para impulsionar a competitividade dos negócios locais”.