Primavera terá calor acima da média e risco de tempestades no Paraná

A primavera de 2025, que começou nesta segunda-feira, dia 22 e segue até 21 de dezembro, promete temperaturas acima da média no interior do Paraná e valores dentro ou ligeiramente acima da climatologia na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, segundo o Simepar. Os dias também serão mais longos e quentes, com maior variação térmica entre manhãs e tardes.

Em relação às chuvas, a previsão é de volumes dentro ou ligeiramente abaixo da média histórica no interior, enquanto o litoral deve registrar índices mais próximos da normalidade. Dezembro, porém, deve ser marcado por períodos mais secos, com precipitações irregulares e longas estiagens.

O Simepar alerta ainda para a ocorrência de tempestades severas, com chuvas intensas, ventos fortes, descargas elétricas e possibilidade de granizo. O fenômeno La Niña, previsto em intensidade fraca, pode reforçar a tendência de tempo seco, mas a influência será parcialmente compensada pelo aquecimento do Atlântico Sul Subtropical, que deve trazer umidade para a faixa leste do Estado.