Professor da Unicentro é o novo membro da Academia Nacional de Engenharia

A Unicentro terá uma representatividade importante no âmbito da engenharia brasileira. Isso porque o professor Afonso Figueiredo Filho, do Departamento de Engenharia Florestal e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, foi convidado a integrar a ANE, que é a Academia Nacional de Engenharia. Entre as atribuições da ANE, conforme seu estatuto, está a dedicação “ao avanço da engenharia e à sua aplicação em prol dos interesses do Brasil, bem como à preservação e valorização de sua memória”. A indicação do professor Afonso para compor a Academia é um fato notável, visto que a ANE conta com um quadro seleto de membros ao longo de sua história, como discorre o docente da Unicentro.

“A ANE tem 200 membros titulares desenvolvendo todas as modalidades da engenharia brasileira. Conta, no momento, e já contou com membros ilustres do Paraná, como Jaime Lerner, Euro Brandão, Luiz Carlos Pereira Tourinho, dentre outros. Assim, é uma grande honra para mim, principalmente sabendo que serei o terceiro engenheiro florestal a se tornar um membro da academia”, conta Afonso.

O ingresso na ANE é feito por indicação dos membros titulares. Os currículos dos indicadospassam pela avaliação do presidente da Academia, de uma Comissão de Seleção e de uma Comissão de Ética, sendo levada, por fim, para aprovação emAssembleia Geral Extraordinária.Os engenheiros e engenheiras que fazem parte da academia se distinguem por significativas realizações profissionais em suas práticas, pesquisas e ensino no campo das engenharias, além de se destacarem pela sua valorização à ética e pelo interesse pelos problemas e desafios do país.

Neste sentido, o convite ao professor Afonso para integrar a Academia Nacional de Engenharia é o reflexo de uma longa caminhada no ensino e na pesquisa em Engenharia Florestal. “Eu dediquei toda a minha carreira profissional ao ensino da Engenharia Florestal e à pesquisa. Portanto, certamente, minha indicação para a Academia se deve ao trabalho desenvolvido nestes mais de 40 anos de carreira nas duas universidades em que trabalho – na Universidade Federal do Paraná, como professor sênior no mestrado e doutorado, e na Unicentro, onde sou professor efetivo atuando na graduação e também no mestrado e doutorado. É um orgulho muito grande estar representando meus colegas engenheiros florestais, a UFPR, a nossa Unicentro e nosso estado do Paraná”, avalia o docente.

A sessão solene de posse do professor Afonso como membroda Academia Nacional de Engenharia será realizada virtualmente na próxima quarta-feira,dia 28 de julho, às 17 horas, durante a Sessão Plenária da Academia. Posteriormente, a posse serácelebrada no Rio de Janeiro, em local e data ainda a definir, durante a celebração dos 30 anos da ANE. Ao integrar a Academia, o docente da Unicentro firmará o compromisso de contribuir para o engrandecimento da engenharia brasileira,, colaborandocom asdiscussões de pautas com esta finalidade, como destaca o presidente da ANE, o engenheiro civil Francis Bogossian. “Eu diria que o engenheiro Afonso Figueiredo Filho tem amplo conhecimento e experiência na Engenharia Florestal, sua área de atuação, como pesquisador, como consultor, como professor, onde tem muito a contribuir em nossas discussões para o desenvolvimento do nosso país”.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, comemorou a indicação do professor Afonso como membro da Academia Nacional de Engenharia. “Esse convite nada mais é do que a confirmação e o reconhecimento do papel desempenhado pelo professor Afonso na área de Engenharia Florestal, como brilhante professor e pesquisador que sempre foi. Ter a Unicentro nesse seleto grupos de membros na Academia Nacional de Engenharia mostra o compromisso da nossa universidade para com o ensino público, formando grandes egressos, grandes cidadãos”.

O professor Afonso ressalta que, para além dos seus feitos, essas conquistas se deve a diversas pessoas que fizeram parte de sua formação e carreira, como os professores e estudantes que o acompanharam ao longo desses anos como docente da Unicentro. “Quero agradecer muito, primeiro, aos meus professores que me deram uma base para ir adiante no aprendizado das Ciências Florestais; aos meus colegas e amigos professores que estiveram comigo ao longo desses anos, principalmente, aos mais próximos a minha área de atuação; e, sobretudo, aos meus muitos alunos que, certamente, contribuíram de alguma forma e me motivaram a continuar atuando com entusiasmo na formação de engenheiros florestais e no desenvolvimento de pesquisas”, finaliza Afonso.