Programa “Assembleia Entrevista” aborda o tema sobre a construção civil do Paraná
A indústria da construção no Paraná cresceu o triplo da média nacional, em 10 anos, de acordo com os dados divulgados em maio pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor gerado pelas incorporações no Estado aumentou 40,7% entre 2013 e 2022, enquanto o crescimento nacional no período foi de 13,5%. O engenheiro civil e empresário Carlos Augusto Emery Cade, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), aborda o tema durante o programa “Assembleia Entrevista”, desta semana, que já está no ar na TV Assembleia, e é comandado pela jornalista Marcele Antonio.
A entidade representa mais de 9 mil empresas da indústria da construção do estado. Ao todo, o setor emprega 123,5 mil pessoas no Estado, sendo o quinto com mais trabalhadores ocupados no País. No Brasil inteiro, a indústria da construção emprega 2 milhões de pessoas. Com mais de vinte anos de experiência no setor, Cade vê com otimismo esse novo momento: “Percebemos que em todo o Paraná temos obras de alto e médio padrão”, observou o empresário.
Ele também destaca a importância do programa Casa Fácil Paraná. Por meio dessa iniciativa, a Cohapar financia diretamente a construção de casas para famílias com renda de um a seis salários mínimos. As condições de pagamento facilitadas incluem a ausência de cobrança de valor de entrada, juros de 2% e prestações mensais reduzidas de financiamento, que pode ser quitado em até 420 meses. A execução das obras é realizada em áreas doadas pelos municípios ou de propriedade da Cohapar, por construtoras selecionadas via procedimento licitatório promovido. O valor de compra das unidades habitacionais varia de acordo com as características e os custos de produção de cada empreendimento. Para adquirir uma moradia do programa Casa Fácil Paraná, é necessário fazer a inscrição no cadastro de pretendentes da Cohapar e participar de todas as etapas do processo seletivo.
O Sinduscon-PR está celebrando 80 anos de história. Um dos primeiros sindicatos empresariais do estado, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná foi fundado em 6 de junho. Ao longo de todo este período, elegendo a ética como valor essencial para a sua atividade em defesa do mercado construtor, a entidade ganhou força e representatividade. O Sinduscon-PR defende melhores condições de mercado para o setor em ações junto a organismos e autoridades municipais, regionais e federais. Ao lado da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), defende políticas públicas adequadas para a habitação, obras de infraestrutura e saneamento.