Projeto em Apucarana contribui para destinação correta de resíduos têxteis

O Brasil descarta, anualmente, mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis, o que corresponde a 5% de todos os resíduos produzidos no país. A estimativa, feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), inclui, entre outros itens, roupas velhas, peças de couro e retalhos da indústria do vestuário, mostrando a complexidade de um problema observado em todas as regiões do país, inclusive no Paraná.

Diversos polos da indústria do vestuário, no entanto, têm buscado alternativas para minimizar esse problema, com programas que buscam o reaproveitamento ou destinação correta de resíduos gerados no processo produtivo de roupas e acessórios. Em Apucarana, no Norte do Estado, uma iniciativa da prefeitura, com apoio do sindicato que representa as indústrias do setor, tem possibilitado a redução dos descartes irregulares de resíduos têxteis.

Iniciado há mais de 3 anos dentro do projeto Apucarana Mais Verde, o programa recolhe atualmente, em média, 100 toneladas de retalhos por mês. O material é desfibrado para que possa ser utilizado na produção de novos fios, que servirão para a fabricação de outros itens, como redes e tapetes.

Foto: Gelson Bampi/Matéria completa FIEP