Qualificação é fundamental para retomada do emprego, diz Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) defendeu nesta quinta-feira, 29, investimentos e programas que ampliem a oferta de cursos de qualificação e capacitação profissional. Para ele, é fundamental oferecer soluções para que as pessoas tenham melhores condições de disputar vagas no mercado de trabalho. “Cursos profissionalizantes, de qualificação e ou capacitação geram novas oportunidades e podem mudar o destino das pessoas”, afirmou.

Romanelli, que cumpre agenda no Norte e Norte Pioneiro, destaca a iniciativa da prefeitura de Cornélio Procópio, que fechou uma parceria com o Senai e o Senac para qualificação de trabalhadores. São nove cursos técnicos que vão formar 11 turmas. “A pandemia trouxe desemprego e agora é preciso estar mais preparado. A retomada da economia deve reabrir vagas e a qualificação é essencial”, avalia ele.

O deputado salientou que todos precisam estar aptos para as novas exigências do mercado como lidar com as tecnologias. “Vivemos num mundo em constante transformação. Quem não estiver conectado, está fora”, disse. “Por isso, iniciativas como essa de Cornélio Procópio devem inspirar outras cidades a oferecer qualificação e atualização profissional para as pessoas, principalmente com baixa formação”.

Turismo – Outro assunto da agenda de Romanelli é o estímulo ao turismo, uma área que na avaliação dele tem condições de gerar rapidamente vagas de trabalho e oportunidades de renda. O deputado citou as atrações do Norte Pioneiro, com suas represas, e disse que trabalha para ampliar as potencialidades existentes.

Nesta quinta-feira, Romanelli cumpre agenda com o secretário estadual Márcio Nunes, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo. Ao longo desta semana, lembra ele, o fomento ao turismo foi discutido com as secretarias estaduais do Planejamento e da Agricultura. “Turismo gera muito emprego. Temos que aproveitar o potencial da nossa região”, disse.