Representação feminina no mercado de startups cresce a cada ano

Com um ecossistema de startups fortalecido, financiamento e uma grande rede de universidades, mais mulheres estão concretizando ideias inovadoras no Paraná. Entre 2019 e 2022, o número de mulheres que comandam startups subiu de 16% para 36% no perfil comparativo de gênero. O número ainda está longe da igualdade, mas já aponta para evolução. É o que revela o Mapeamento das Startups Paranaenses 2022 , realizado pelo Sebrae Paraná e divulgado em março.

Em números absolutos, o impacto positivo é ainda mais evidente, porque já ultrapassa quatro dígitos: dos 4.586 founders mapeados pela pesquisa deste ano, 1.650 são mulheres. O estudo mapeou 1.956 startups ativas em 108 municípios do Estado, crescimento de 34% em relação ao ano anterior (1.434 startups). Em 2020 eram 22% empreendedoras e em 2019, quando havia 1.032 empreendimentos inovadores espalhados pelo Paraná, o recorte do perfil feminino era de apenas 16%.

Os números revelam a superação de um medo: o de se arriscar. “A conjuntura social leva as mulheres a buscarem segurança quando vão empreender e os negócios inovadores oferecem maior risco, o que leva menos mulheres a empreenderem no modelo das startups”, afirma Marcela Milano, consultora de Inovação do Sebrae/PR. No entanto, segundo ela, com os negócios inovadores se espalhando pela sociedade, essa barreira começa a ficar cada vez menor.

O estudo, conforme a consultora, expõe ainda as mudanças do mercado durante a pandemia, que chegou ao País em 2020. “Muitas mulheres perderam o emprego ou decidiram mudar de carreira para empreender ou ter uma rotina mais flexível. Não foi um movimento fácil, mas aconteceu. As mulheres estão entrando cada vez mais no mercado inovador”, cita Marcela.

“A visão que a sociedade tem da mulher leva ela a ter mais medo de se arriscar. Mas é preciso coragem e buscar espaço”, destaca Renata Chemin. Ela fundou em 2016 a startup Polen, que poderia ser chamada de Martech e de Fintech, que são aquelas startups voltadas a soluções de marketing ou gestão financeira de forma simples, respectivamente.

Em resumo, a Polen descomplica a conexão entre empresas e causas sociais, de forma organizada e transparente, e já foi apontada uma das 100 mais inovadoras e altamente escaláveis para o mercado em 2021 no ranking 100 Startups to Watch.

“É um momento de crescimento. Ver outras mulheres em posição de empresárias e de empreendedora faz o medo diminuir”, sinaliza Renata, grávida de 35 semanas. Ela é uma das idealizadoras do movimento Quem Transforma – canal para ações de impacto social entre empresas e o terceiro setor – e hoje considerada uma das inovadoras do futuro do Estado.