Resultados das eleições na Europa celebram a democracia, diz Romanelli
O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) disse nesta segunda-feira, 8, que os resultados das eleições na Europa celebram a democracia. “As recentes eleições na Europa nos dão importantes lições sobre a importância da defesa da democracia”, disse Romanelli que comentou as derrotas do Partido Conservador no Reino Unido e do Reagrupamento Nacional, partido de extrema-direita na França.
“No Reino Unido, onde não há radicalismos políticos, os trabalhistas superaram os conservadores, que governaram por 14 anos. Na França, uma coalizão de partidos de centro e de esquerda impediu o avanço da direita radical, afastando a possibilidade de gente que se dedica há décadas a minar os mandamentos democráticos tomasse o poder”, completou.
Na quinta-feira, 4, o Partido Trabalhista, de centro-esquerda, conquistou 411 das 650 cadeiras no parlamento britânico, conseguindo assim eleger um primeiro-ministro. Keir Starmer, líder de oposição, deve assumir o cargo no lugar de Rishi Sunak. O sistema de governo britânico é parlamentarista, ou seja, o primeiro-ministro é responsável pelo poder executivo.
Neste domingo, 7, a Nova Frente Popular, coalizão de esquerda da França, conquistou 182 assentos no parlamento, indicou a apuração dos votos do segundo turno das eleições legislativas no país. A aliança centrista do presidente Emmanuel Macron, o Ensemble, ficou em segundo lugar com 168 assentos. Já o Reunião Nacional, da extrema-direita, conquistou 143, o que afasta o partido de Marine Le Pen de nomear o primeiro-ministro e fortalece o líder da esquerda, Jean-luc Mélenchon.
O voto do povo na França, disse Romanelli, demonstrou que a população não quer a extrema-direita. “Da união da centro-esquerda e a centro-direita será formada uma frente republicana que governará a França pelos próximos anos”.
“O fato concreto é que a direita quer acabar com a democracia. Foi assim nos anos 20 com o facismo e depois com o nazismo. A extrema-direita de hoje professa os mesmos princípios dessa gente que desgraçou milhões de pessoas. A democracia, além do melhor sistema de governo, traz os valores fundamentais para que a humanidade possa prosperar”, completou.