Secretaria de Saúde do Paraná garante entrega da vacina contra a covid-19 a todos os municípios

O trabalho organizado há meses pelas equipes da Secretaria de Estado da Saúde teve resultado prático nesta terça-feira (19). Em pouco mais de dez horas as equipes do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) organizaram, classificaram e encaminharam para as 22 Regionais de Saúde as 132.540 primeiras doses da vacina contra a Covid-19 no Paraná.

A primeira entrega ocorreu para o município de Curitiba, que concentra o maior volume de doses. A prefeitura retirou a carga diretamente no Cemepar. A saída dos imunizantes foi acompanhada pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, e a secretária municipal de Curitiba, Márcia Huçulak. Ao longo do resto do dia, equipes estão distribuindo as doses do Interior com aviões e automóveis.

Beto Preto afirmou que a vacinação contra a Covid-19 é um processo que foi desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado com os municípios. “Todos vão receber as doses para essa primeira etapa de vacinação. Existem secretarias que tem 30, 40 doses, e outras, como Curitiba, que tem 23 mil doses. Vamos atender a todos, porque o Paraná é um só, é o Paraná por inteiro na saúde e é o Paraná imunizado”, afirmou.

Ele também destacou a parceria dos municípios para o sucesso na campanha de vacinação contra a Covid-19. “Na pessoa da secretária Márcia Huçulak eu cumprimento, agradeço e peço prioridade para a vacinação para todos os secretários municipais de Saúde. A estratégia de distribuir para todo o Paraná é democrática, participativa e assim, com os municípios atuando junto conosco, vamos começar a vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado”, completou.

Na retirada das doses, a secretária Márcia Huçulak agradeceu a agilidade para a entrega dos imunizantes. “Estamos muito felizes porque de forma proativa o governador Ratinho Junior e o secretário Beto Preto disponibilizaram a entrega das nossas doses de forma ágil e com segurança”, afirmou. As 23.160 doses do município de Curitiba foram levadas em transporte próprio da prefeitura e serão preparadas para o início da vacinação nesta quarta-feira (20), as 10h, no Parque Barigui.

Entregas– Parte da carga foi distribuída em caminhões e levada para o aeroporto executivo Bacacheri, em Curitiba, e seguiu em três aviões para o Interior. Outros caminhões seguiram para as regionais mais próximas da Capital, como Ponta Grossa, Piraquara (local de armazenamento de medicamentos da 2ª Regional de Saúde), União da Vitória e os municípios do Vale do Ribeira.

Foto: Gilson Abreu/AEN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *