Senai e empresa paranaense de extratos vegetais desenvolvem Máscara antiviral que protege contra coronavírus

Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica e o Instituto Senai de Tecnologia em Celulose e Papel estão trabalhando em parceria com a indústria paranaense Heide Extratos Vegetais para desenvolver uma máscara antiviral com micro e nanocápsulas de ingredientes naturais para proteção contra o coronavírus.

“A pandemia nos mostrou que ainda temos uma grande dependência de produtos importados e acabamos ficando desabastecidos em muitos itens indispensáveis por falta de produção nacional”, afirma Ana Carolina Winkler Heemann, farmacêutica, cofundadora e diretora técnica da Heide.

“Reconhecendo a abundância dos recursos naturais do Brasil e aliando tecnologia, estamos desenvolvendo um produto de grande utilidade na saúde pública nesse momento. Esperamos desenvolver um sistema de proteção facial sustentável, composto por máscara biodegradável contendo micro/nano partículas com ingredientes naturais antivirais frente ao Covid-19”, completa.

A Heide é uma empresa que produz e comercializa extratos vegetais para diversas aplicações, principalmente para os ramos alimentício e cosmético. Os institutos Senai no Paraná que participam do projeto atuarão em conjunto no desenvolvimento de máscaras biodegradáveis contendo extratos vegetais encapsulados. Essas microcápsulas serão capazes de liberar o extrato vegetal (que já apresenta propriedade antiviral) na presença do coronavírus, de forma que as máscaras terão funcionalidade de auto desinfecção.

Foto: Divulgação/Agência Fiep

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *