SindiFoz debate logística e inovação com professores de Harvard

O presidente do SindiFoz (Sindicato dos Transportadores Rodoviários de Foz do Iguaçu e Região), Rodrigo Atílio Ghellere, participou nesta sexta-feira, 12, da apresentação do Programa de Empreendedorismo e Criatividade da Universidade de Harvard em parceria com o Centro Universitário UDC. “O foco do programa está em projetos de inovação, o que considero fundamental ao setor de logística que precisa entregar as mercadorias no seu destino final no menor tempo possível. A logística e a inovação devem caminhar juntas nas empresas de transporte”, disse Ghellere.

O professor da Harvard, Sam Magee, e as pesquisadoras Marina Watanabe Hanna Davies apresentaram detalhes das fases do programa à estudantes e professores da UCD e empresários da região oeste e do Paraguai. “Essa é uma ferramenta muito útil em Harvard e pode ser compartilhada com novos programas, novas iniciativas e soluções para desafios enfrentados na região. Assim, todos poderão criar uma grande comunidade, uma ponte entre Foz e Cambridge e para todo o planeta. Esse é o plano!”, disse Magee. 

Ghellere afirmou que o setor pode avançar ao desenvolver novas tecnologias e novos softwares de gestão de transporte e logística, em todos os setores que vão desde os centros de distribuição aos caminhões de transporte. “Isso pode automatizar todo o processo de logística e transporte, reduzindo custos e despesas, usando aplicativos e outras ferramentas tecnológicas e de robótica”, disse.

“É um novo marco que se apresenta que pode agilizar todo desembaraço de mercadoria, evitar qualquer tipo de transtorno aos caminhoneiros, garantir mais segurança e otimizar o fluxo no tráfego nas aduanas, nas pontes, nas vias radiais de ligação com os centros de distribuição e ao porto seco”, completou.

Impacto – A reitora e o pró-reitor da UDC, Rosicler Hauagge do Prado e Fábio Prado, acompanharam a apresentação do programa e destacaram o impacto que pode causar no centro universitário e em projetos desenvolvidos pelas empresas em Foz do Iguaçu, na região oeste e no Paraguai. 

“O mundo de conhecimento e tecnologia dos EUA é diferente do nosso. Buscamos a expertise de Harvard para o nosso centro universitário e que pode atender toda a região. Essa integração com as famílias, lideranças e a comunidade regional, é muito especial. Temos muita energia e vamos focar essa energia em inovação”, disse Fábio Prado.

Lideranças – Sam Magee e Fábio Prado apresentaram o programa para empresários da indústria, cooperativas de agronegócio, finanças, saúde e hospitais, comércio, indústria, turismo, segurança, além de representantes de sindicatos, conselhos de classe, saúde e órgãos governamentais. “Esses líderes e parceiros da iniciativa privada, são os que podem fazer as coisas acontecerem. São os que podem transformar as ideias em ações”, explica Sam.

“Depois das apresentações, tivemos excelentes rodas de conversas que mostraram que podemos fazer uma diferença muito grande. Durante os encontros, os líderes se mostraram interessados, fizeram perguntas, apresentaram seus desafios, e disseram que querem participar dessa história. Sabem que precisamos de inovação para sobreviver”, disse Prado.  

Para fechar o ciclo, os professores norte-americanos conversaram com os coordenadores dos cursos da UDC e dos colégios do grupo. “É muita energia, somos milhares de estudantes, centenas de laboratórios e de professores com muita vontade de inovar. Educação é um processo que segue passos. Estamos no melhor e mais seguro caminho”, disse Fábio Prado.