Sul do Paraná vive uma transformação econômica, social e educacional

Por Gabi Bakri

A região Sul tem papel decisivo na história e no desenvolvimento do Estado, a ponto de a bandeira do Paraná ostentar um ramo de erva-mate. Ao longo dos anos, porém, essa posição de destaque foi se perdendo e passamos praticamente ao largo do crescimento estadual nas últimas décadas.

Mas, desde janeiro de 2019, o cenário começou a mudar graças a um novo jeito de olhar e de trabalhar pelo Sul do Estado por parte do Governador Ratinho Junior; do Chefe da Casa Civil, Guto Silva; e do Líder do Governo, deputado Hussein Bakri. Com muita humildade, venho podendo contribuir com esse projeto exitoso em favor da nossa região, que dia após dia mostra resultados cada vez mais positivos.

Falemos, por exemplo, do Voe Paraná, maior programa de aviação regional do Brasil e que acaba de ser retomado com a redução dos números da pandemia. A partir do início do ano que vem, União da Vitória será um dos 15 destinos do interior a receber voos da Azul, num passo fundamental para a retomada econômica da região, com a atração e ampliação de negócios e a geração de emprego e renda.

Ainda no campo do desenvolvimento regional, está em andamento o programa Paraná Produtivo, que busca identificar potenciais e carências da nossa região e, a partir daí, planejar um crescimento integrado entre os nove municípios da Amsulpar.

Entre essas potencialidades, talvez a maior delas seja a erva-mate, cuja cadeia produtiva envolve cerca de 100 mil pessoas no Sul do Estado. O produto foi um dos destaques nas rodadas de negócios do Paraná na Expo Dubai, maior feira internacional do mundo e que reúne 190 países e 25 milhões de visitantes.

Além disso, estão assegurados no orçamento estadual R$ 10 milhões para a construção do distrito industrial de União da Vitória, num terreno de 28 alqueires que fica na entrada da cidade pela BR-476. Esse valor vai permitir a implantação de toda a infraestrutura necessária para as empresas que têm o objetivo de se instalar e de investir no Sul do Paraná.

Da mesma forma, a área da assistência social não tem ficado para trás com o fortalecimento do CRAS de cada município e a instalação de postos avançados da Agência do Trabalhador em parceria com as prefeituras.

Também merece destaque a atuação em favor das mulheres da região a partir de várias ações, entre elas: a efetivação da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar, que atua na fiscalização de medidas protetivas; a implantação do Botão do Pânico, por meio do qual mulheres podem acionar a PM com um simples toque no celular; e o Ônibus Lilás, que esteve na região oferecendo gratuitamente serviços de beleza, exames de saúde, ofertas de emprego, além de atendimento psicológico, jurídico e assistência social para vítimas de violência familiar.

E a educação não tem ficado para trás. Ao contrário, a região conta atualmente com as mais diversas modalidades para todos os públicos e idades: ensino técnico, integral, rural, militar, cívico-militar. Tudo isso permeado pela modernização das ferramentas utilizadas em sala de aula, como kits de robótica, para preparar os alunos para as profissões do futuro, e a plataforma Inglês Paraná, para facilitar o aprendizado da língua inglesa.

Com muita dedicação e o apoio decisivo do Governo do Estado, o Sul do Paraná vive uma transformação, que, lá na ponta, já vem fazendo a diferença na vida das pessoas. Isso é o que mais importa e que nos motiva a continuar trabalhando duro!

Gabi Bakri é coordenadora da Casa Civil no Sul do Paraná e chefe do Escritório Regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho.