TCE-PR segue como patrocinador do Prêmio Gestor Público Paraná

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná segue como patrocinador do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), que atualmente realiza sua 12ª edição. Por unanimidade, o Pleno do TCE-PR aprovou a renovação do Termo de Convênio com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep), entidade promotora do prêmio, que reconhece boas práticas da gestão pública municipal paranaense.

Nas 11 edições já realizadas, a partir de 2013, foram 1.611 projetos homologados, dos quais 436 foram premiados. A premiação já está consolidada como uma das mais importantes deste segmento no país. Além de prefeitos e secretários, podem inscrever projetos fundações e autarquias municipais, empresas públicas e sociedades de economia mista, câmaras municipais e consórcios de municípios.

O tema deste ano é Educação Fiscal e Cidadania: Saber é Poder, Agir é Transformar! Serão reconhecidas iniciativas que ajudem as pessoas a entender sobre impostos, para que elas possam participar ativamente de uma sociedade mais justa e transparente. Mas os gestores podem inscrever até oito projetos, em qualquer área da administração municipal. Em todas elas, devem informar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que a iniciativa atende.

As inscrições no 12º PGP-PR foram encerradas em 31 de maio e a divulgação dos projetos classificados ocorrerá em 15 de agosto. A solenidade de premiação da 12ª edição e lançamento da próxima ocorrerá no final do ano, em Curitiba, em data e local a serem confirmados. Os responsáveis pelas iniciativas premiadas recebem troféus e certificados de reconhecimento.

Para que o ciclo de boas práticas seja virtuoso, todas as iniciativas inscritas são anexadas no Banco de Projetos abrigado no site da premiação. Lá, os gestores podem entender o funcionamento e plano orçamentário de cada projeto, de tal maneira que as iniciativas possam ser implementadas em qualquer lugar.