Uenp está entre as 20 melhores universidades estaduais do País, destaca Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta quinta-feira, 29, o bom desempenho da Uenp (Universidade Estadual do Norte) nos cenários nacional e estadual. “A Uenp é hoje a 17ª melhor universidade estadual do Brasil e uma das melhores do Paraná, resultado do compromisso com o ensino e a pesquisa para apoio ao desenvolvimento do Norte Pioneiro”, avalia o deputado.

Dados divulgados pelo Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, do Ministério da Educação colocam a Uenp na vanguarda do ensino público superior. A universidade tem conceito 4 no IGC, ao lado de outras universidades estaduais já consolidadas, como a UEL (Londrina), a UEM (Maringá), a UEPG (Ponta Grossa), a Unioeste (Oeste do Paraná) e a Unicentro (Centro-Oeste). A Unespar (Universidade Estadual do Paraná) ficou com conceito 3.

Ranking — O IGC é um indicador que anualmente avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) ofertados em universidades, centros universitários, faculdades e institutos tecnológicos das redes pública e privada. O índice é composto por cinco faixas que variam de 1 (nota mais baixa), a 5 (conceito máximo).

Para se obter a nota do conceito, são considerados os seguintes aspectos: a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

Em todo o Brasil foram avaliados 24.145 cursos de 100 áreas do conhecimento em 2.070 instituições públicas e privadas. No ranking nacional, a Uenp figura como a 17ª melhor universidade estadual do País. A UEL aparece como a 4ª melhor, seguida pela UEM (6ª), Unicentro (7ª), Unioeste (8ª) e UEPG (11ª). A Unespar ocupa o 24º lugar na lista das 25 melhores universidades estaduais do Brasil.

Quando comparado às universidades, faculdades e centros universitários públicos e privados do Paraná, a Uenp também mantém posição de destaque, como a 21ª melhor do País. A UEL ficou em 3º, a UEM em 4º, a Unicentro em 5º, a Unioeste em 6º e a UEPG aparece em 17º lugar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *