Uma empresa agora pode ser aberta em minutos no Paraná

Com a entrada em atividade do Balcão Único da Jucepar (Junta Comercial do Paraná), nesta segunda-feira (10), uma nova empresa individual ou limitada no Estado pode ser aberta em alguns poucos minutos, por meio de processo que deve ser realizado pela plataforma Empresa Fácil.

O novo sistema, uma iniciativa do governo federal com apoio do governo estadual, tem o objetivo de centralizar em uma única plataforma todas as etapas da constituição de um empreendimento, desde o registro até o licenciamento de novas empresas, tudo de forma digital.

A principal mudança para o empreendedor é a redução de etapas no processo com a eliminação do preenchimento do DBE (Documento Básico de Entrada) no site Redesim, da Receita Federal. Com a modificação, todos os processos que seguirão o fluxo do Balcão Único no Paraná terão o formato”PRB”.

Antes o interessado precisava iniciar o preenchimento da viabilidade no Empresa Fácil, fazer o preenchimento do DBE no site da Receita Federal e depois retornar ao Empresa Fácil para vincular os dados. No novo modelo as respostas passam a ser automáticas entre os órgãos, pois os serviços estão centralizados numa única plataforma. (Foto: Geraldo Bubniak/AENPR)