Uma vitória do povo paranaense

Marcio Nunes

Meus amigos, a última sexta-feira, dia 27 de outubro, foi uma data histórica. Ela marcou o início oficial da construção da ponte de ligação entre Guaratuba e Matinhos, uma obra aguardada há mais de 30 anos e que, finalmente, promoverá a plena interligação do Litoral do Paraná.

Sem dúvida, uma vitória de todos os paranaenses – e também muito simbólica.

Para se ter uma ideia, a construção do equipamento já estava prevista na Constituição Estadual de 1989, tamanha a sua importância.

Por uma série de motivos, que não nos cabe aqui julgar, décadas se passaram, diversos governantes prometeram, muitos tentaram realmente, mas só agora no governo Ratinho Junior conseguimos tirar do papel!

A sonhada ponte vem se somar a uma série de outros projetos fundamentais para o desenvolvimento do nosso Litoral, que inclui o engordamento da Orla de Matinhos e obras que já estão encaminhadas, como a duplicação da estrada de Garuva, a engorda da praia de Guaratuba, a modernização da Ponte dos Valadares, em Paranaguá, e a pavimentação em concreto da via de acesso ao Porto de Antonina.

Somente na revitalização da Orla de Matinhos e na Ponte de Guaratuba, o aporte financeiro beira R$ 1 bilhão – algo jamais visto na história! Em Matinhos, é sempre bom lembrar, não se trata apenas da dragaram da areia: as obras que estão sendo finalizadas agora incluem macro e microdrenagem dos rios e canais do município, diminuindo drasticamente o risco de enchentes – pensa só no que isso significa para o morador, para os lojistas e para os veranistas! Além de urbanismo e paisagismo em toda a extensão da orla.

Obviamente o investimento público, e sobretudo a confiança por ele gerada, estimula também o setor privado. Recentemente, temos lido diariamente notícias de novos negócios ligados ao turismo sustentável em nosso litoral, como a reforma de parques aquáticos, hotéis e resorts, o lançamento de novos bares e restaurantes, criação de festivais turísticos e muito mais. Quando o governo tem credibilidade e dá mostras de que é para valer, de que tem segurança em suas ações, o empresariado vem junto.

Esse somatório de fatores, essa união de forças, fará com que o Litoral do Paraná ingresse numa nova era. Em poucos anos, a região vai se desenvolver mais do que em toda a sua história.

E, para finalizar, Paranaguá passa em dezembro a ser ponto de parada de cruzeiros turísticos internacionais, onde desembarcarão milhares de turistas do Brasil e da América do Sul a cada temporada, que poderão se deslocar a Antonina, Morretes, Ilha do Mel, Matinhos, Pontal do Paraná, Guaratuba Guaraqueçaba. Uma oportunidade incrível que precisamos agarrar com unhas e dentes, nos preparar para receber bem esses visitantes, para que voltem e, principalmente, que falem bem do nosso Litoral.

Com tudo isso, temos certeza de que, em pouco tempo, o litoral paranaense estará no topo da lista de destinos preferidos no Brasil.

Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná