Vacinação contra a Covid-19 começa dia 20 de janeiro em Curitiba
O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), disse, no fim da manhã desta quinta-feira (14), que a campanha de vacinação contra a Covid-19 começa em 20 de janeiro, às 10h, na capital.
“Em Curitiba, vamos vacinar primeiro os grupos prioritários. Os 70 mil profissionais de saúde, e todos os idosos de Curitiba, que são perto de 300 mil pessoas”, destacou o prefeito.
O anúncio foi feito logo após uma reunião entre o Ministério da Saúde (MS) e as prefeituras para tratar do calendário nacional de vacinação. No encontro, o ministro Eduardo Pazuello recebeu mais de 130 prefeitos, sendo que a maioria participou virtualmente. A expectativa é de que 8 milhões de doses sejam enviadas para todos os municípios.
“Será em 20 de janeiro. Com imensa alegria anuncio o início da vacinação no Pavilhão da Cura, no Parque Barigui. Em vez de fazer hospital de campanha, Deus nos permitiu fazer ali um grande centro de vacinação, o maior e mais eficiente do Brasil. Estamos mobilizados para isso”, declarou prefeito.
Ele disse que Pazuello deixou claro na reunião que as vacinas terão que ser feitas no país, tanto na Fiocruz quanto no Instituto Butantan e que têm a tecnologia para isso.
“São perto de 500 milhões de pessoas que precisam ser vacinadas, todos os brasileiros duas vezes, 500 milhões de doses que são necessárias”, disse.
Na quarta-feira (13), o secretário estadual da Saúde do Paraná, Beto Preto, tinha dito que, se houver a disposição da vacina, o estado tem capacidade para vacinar quatro milhões de pessoas até maio deste ano. Segundo ele, isso em relação à, pelo menos, primeira dose do imunizante.
As vacinas que serão destinadas ao Paraná devem ser distribuídas em 1.850 pontos de vacinação, segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa).
Doses
A Frente Nacional dos Prefeitos disse que, na reunião, Pazuello apresentou a seguinte previsão de quantas doses de vacina o país terá nos próximos meses:
Janeiro: 8 milhões
Fevereiro: 30 milhões
Abril: 80 milhões
Coronavírus em Curitiba
Curitiba tem 118.846 casos confirmados do novo coronavírus, com 108.896 pessoas recuperadas e e 2.404 óbitos registrados pela doença, segundo o último boletim divulgado pela prefeitura, na quarta-feira (13).
G1 Paraná