Curitiba é a cidade com maior inflação do país

Todos os índices que medem a inflação indicam que Curitiba tem o maior índice do país. A variação dos últimos 12 meses chegou a 12,92% em agosto, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta quinta-feira (9). A nível nacional, o INPC em agosto foi de 0,88% e o acumulado nos últimos 12 meses foi de 10,42%. O INPC é o índice que historicamente é usado para o reajuste no salário dos servidores municipais de Curitiba.

Se olharmos o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o mês de agosto fechou com um índice de inflação de 0,87%. Foi o maior índice para o mês de agosto desde o ano 2000.Em agosto de 2020 o índice foi de 0,24%. O acumulando nos últimos 12 meses do IPCA em Curitiba fechou em 12,08% e o índice nacional em 9,68%.

A alta no preço dos combustíveis puxou a inflação pra cima e é influenciada pelo política de preço adotada pelo governo federal, que atrela o preço interno com o internacional, sendo impactada pela desvalorização do real e o aumento da cotação do petróleo no mercado internacional. Conforme a pesquisa do IBGE, o grupo Transportes, que incorpora os aumentos dos combustíveis, teve a maior variação nos preços, com aumento de 1,46%. A alta no preço da gasolina eleva os custos e o preço final de todos os produtos, incluindo alimentos, habitação e vestimenta.